Leitura Dramática


Instrumento pouco usado no meio cristão, serve para;

Tornar textos conhecidos.

Divulgar o grupo.

Usar como exercício para o elenco.

Pauta para debate...


Eu dirigia o grupo chamado Cooperativa Teatral Beraca, soube que num sábado (o dia inteiro) aconteceria um encontro dos líderes das igrejas da região, os pedi um espaço para apresentar leituras dramáticas nos inícios e finais dos intervalos. Foi muito bem aceito, fruto desta apresentação recebemos vários convites, na seqüência montamos as peças, e cada peça foi apresentada em vários locais.

Na época não existia o site www.teatrocristao.pop.com.br com mais de 150 peças, tínhamos apenas algumas peças e começamos a trabalhar. Levei várias cópias do texto, distribui e o grupo começou a ler, todos sentados, cada ator lendo uma personagem. A cada releitura os atores foram estimulados a enriquecer os sentimentos expressados na leitura.

Tema de casa; Pedi que lessem o texto em casa e trouxessem no encontro seguinte um adereço do personagem. A cada encontro além de afinar mais a leitura, promovi debates; Porque o autor escreveu esta história assim? Como seria a vida da personagem antes de chegar neste momento da peça? Como será a vida da personagem depois? Com estes debates o elenco se apropriava cada vez mais da peça e ficava apto para um debate ao final da apresentação da Leitura Dramática.

Esta é mais uma forma de qualificar nossos grupos e seus elencos.

Trabalhemos!

Davi Kindlein Romio
Diretor do site com o maior conteúdo de peças teatrais cristão da internet - www.teatrocristao.net