Fazendo Teatro com crianças

Primeira dica é visitar o site do meu amigo Davi www.teatrocristao.net.
Nesse site tem muitas peças infantis e certamente você vai encontrar alguma.
Bem, já trabalhei com crianças na Igreja. Escolinha Bíblica Infantil. Às vezes é tão chato só ficar lendo...lendo... falando... falando...Crianças gostar de imaginar, fantasiar. Deixe isso fluir.

Ao invés de ficar somente lendo um texto bíblico, encene ele.

E se você for o único com as crianças na hora, aí vai uma dica:


Se possível vista uma roupa diferente...colorida, sente-se no meio das crianças e conte a história da Bíblia.

Por exemplo: Adão e Eva. Você pode contar essa história de uma maneira tão

divertida para as crianças que elas nunca esquecerão. Vá contando a história como o narrador, e a cada leitura, introduza uma a uma, as crianças para fazerem os personagens. (Adão, Eva, Deus, serpente, arvore... isso mesmo a árvore!) Vá dizendo a elas o que devem fazer e como agir. Tudo no improviso e na hora. Sem ensaio. Tem que ter jogo de cintura. Deixe eu te contar como eu fiz isso.

Foi assim: Eu li - “Então Adão se escondeu de Deus porque tava com vergonha porque ele tava pelado” – daí eu disse para a criança que fazia o Adão – “Fulano se esconde aí... Gente ajuda ele a se esconder!” - As crianças se divertiam. Chamei uma criança para ser Eva, outra para ser a serpente, uma altona para ser a árvore com os braços abertos para serem os galhos (!!!), parecia loucura. A cara que as crianças me olhavam, admiradas e elas conseguiam ver. Sim, elas conseguiam ver Adão, Eva, Deus a serpente uma enorme árvore com galhos e o fruto proibido. Nesse momento, não precisei de cenários e figurinos. Eles ficaram por conta da imaginação de cada uma delas...

Elas ficaram tão encantadas com o jeito diferente de falar da história da bíblia que não esqueceram. Foi uma experiência enriquecedora para mim e para elas. E uma ótima dica para quem quer fazer diferente quando não se tem nada em mãos.

Até a próxima.
-------------------------------
Luiza Regina Reis   
Luizareginareis@bol.com.br
Diretora do Ministério Arena de Cristo.