A importância da pesquisa no teatro cristão: dilemas, problemas e soluções

              
Vou falar de uma ferramenta importante, senão umas das mais eficazes no teatro na Igreja, o processo de pesquisa. Nos últimos 2 anos, o ETAC – Escola de Teatro Arena de Cristo, através de seus professores, tem feito um lindo trabalho de visitação e implantação de cursos em diversas igrejas, aqui pelo sudeste brasileiro. O que me chama atenção e o que me deixa feliz, é que existe gente com muitas idéias boas, temas sendo trabalhados e principalmente a força de vontade de inovar. Nas nossas observações e nos grupos (alguns acompanhados por nos até hoje), vemos o quanto os integrantes dos grupos tem mostrado interesse em entender esse fenômeno que é o teatro e como ele se constrói dentro da Igreja. E o melhor de tudo, e o grande diferencial, é que o ambiente da igreja proporciona uma noção de comunidade e ao mesmo tempo de família, uma coisa muito boa! E claro, não podemos esquecer, um grupo de teatro na igreja, sim é uma família.

INICIANDO A PESQUISA
A pesquisa é feita principalmente com o querer, os integrantes do grupo no primeiro momento podem achar estranho, mais pesquisa se faz com leitura, estudos e entendimentos dos casos que vão ser tratados, o publico que assiste nosso trabalho na igreja merece nosso melhor sempre!

COMO ENCONTRAR UM TEMA?
Uma coisa que digo sempre a alunos e colegas que fazem o apreciam teatro como eu, é a seguinte frase "o que te incomoda" ou "o que te indigna e precisa ser falado", antes de vocês partirem diretamente para pesquisa, pensem em temas ou assuntos que realmente intrigam vocês, um bom tema nasce de uma vontade de entender o porquê tal situação acontece e as formas que se lidam com ela. Um exemplo de tema que me intriga muito é "a corrupção leva a todos a caírem nela"? Precisa causar em você uma agitação mental, que deixe na expectativa de querer entender mais, ou, por exemplo: "a sociedade e as redes sociais", um tema atual que possui um vasto acervo para pesquisar.

ONDE PESQUISAR ?
Nos anos 90 eu diria bibliotecas (ainda muito valido!), porém hoje temos a internet, com diversos sites sérios sobre infinitos assuntos. Se na sua peça, você fala sobre drogas, prostituição, alcoolismo, depressão, suicídio, medo, pânico, existem vários sites na internet, muito bons e sérios com conteúdo relevante escrito por psicólogos e cientistas do campo que vão te orientar a escrever uma peça embasada na verdade de informações e sair dos clichês.
O teatro na Igreja, ainda esta na fase prematura, porém avançou e para realizar bons trabalhos precisa tomar consciência da pesquisa e da importância da mesma, para realizar um bom processo de criação teatral. Existem também centro de pesquisas, especialistas em determinados temas, que podem orientar com informações para seu projeto de espetáculo.

COMO PESQUISAR?
Munido de diversas informações sobre seu tema, vocês vão começar a cruzar elas, identificarem o que é realmente relevante e o que não é, na pesquisa cênica ou na pesquisa teatral essas informações ajudaram o diretor a construir as cenas, a partir do texto, esse processo de pesquisa é muito pertinente ao diretor artístico do grupo (a pessoa responsável por entender essa pesquisa artística e transformá-la em cenas).

RELATÓRIO DA PESQUISA
Terminado essas análises, estudados todos os temas, lido sobre o assunto, o ideal é fazer um relatório (eu faço) sobre o que é essa pesquisa (busca de informações) gerou para construção do espetáculo, e como vocês chegaram a essa conclusão.
Mais o que não pode acontecer numa pesquisa...

DESINTERESSE TEMÁTICO
O tema precisa agradar quem está pesquisando, imagina não houver interesse no que se esta estudando, ficaria entediante e maçante.

FALTA DE OBJETIVOS
A pesquisa precisa ter foco, um objetivo a ser cumprido e um cronograma de prazos.

FALTA DE TRABALHO EM EQUIPE
Um ponto central é sua equipe de teatro ou dança estarem unidas. Sim, com o mesmo foco, mantendo a meta de alcançar resultados juntos. A pesquisa só se realiza em conjunto, na minha sugestão e que vocês dividam as funções e criem uma forma de semanalmente estarem conversando sobre o assunto.
Esses foram alguns pontos sobre o processo de pesquisa, lógico ele é mais vasto e demanda mais análises, mas aproveitem as dicas! Sucesso nas apresentações nos ministérios de vocês.

ANDRÉ KLER
É coordenador Pesquisa e Ensino
ETAC- Escola de Teatro Arena de Cristo




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Teatro na Bíblia

Consciência do Ministério TEATRAL